Política de Qualidade
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, ciente das constantes mutações e demandas da sociedade às Instituições Particulares de Solidariedade Social e da missão pela qual se norteia desde a sua constituição em 1885, empenha-se no objetivo de melhoria contínua da sua ação, envolvendo todos os colaboradores na reflexão de metodologias de gestão atuais, com o único propósito de orientar a atividade institucional para a satisfação e bem-estar dos utentes e utilizadores dos serviços prestados.
Deste modo, a instituição assume o compromisso de monitorizar a qualidade dos serviços prestados, otimizar os fluxos de comunicação, incrementar responsabilidades e competências dos colaboradores, disponibilizar recursos, cumprir a legislação e regulamentação em vigor, em suma, assumir com transparência, rigor e ambição o desenvolvimento da sua prática de gestão.
Missão
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso orienta a sua missão para a promoção de respostas e iniciativas adequadas à prossecução dos seus fins e às necessidades diagnosticadas na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e proteção de grupos sociais mais vulneráveis.
De acordo com o artigo 3º do Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, retificado e aprovado pelo Bispado do Porto em 1994:
«Para a prossecução dos seus objetivos compete-lhe:
- Promover o diagnóstico e implementação de medidas na área da saúde, ação social e afins;
- Estabelecer redes e parcerias com entidades públicas ou privadas para a definição e concretização de estratégias de ação;
- Criar e dinamizar valências para servir a comunidade ou grupos específicos e franjas sociais mais desfavorecidas;
- Garantir o funcionamento das respostas sociais criadas;
- Promover a qualidade dos serviços prestados, de modo a garantir o bem-estar dos utentes;
- Garantir a igualdade de oportunidades e a não discriminação social;
- Promover iniciativas de formação profissional ou de carácter educativo/formativo, para ativos e/ou elementos externos à instituição, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos mesmos;
- Divulgar as ações desenvolvidas aos irmãos e à comunidade local;
- Preservar o seu património com valor histórico e artístico;
- Recorrer a iniciativas de financiamento nacionais e comunitárias para a prossecução dos seus fins;
- Gerir o seu património de rendimento, segundo critérios de eficiência e rentabilidade.»
Visão
A Misericórdia de Santo Tirso desenha a sua visão estratégica direcionada para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade através da atualização do modelo de gestão organizacional, potenciando a melhoria contínua junto dos seus colaboradores, parceiros e entidades envolvidas na sua ação, de modo a ser reconhecida como entidade local preponderante na intervenção social e áreas afins.
Valores
Os valores e princípios orientadores da ação da instituição são inspirados nas catorze obras de Misericórdia de proteção e promoção da humanidade, na dimensão espiritual e corporal.
A sua atuação baseia-se no respeito pela dignidade humana; ética, responsabilidade e competência profissional; humanização dos serviços prestados; idoneidade, isenção, rigor e sustentabilidade; criatividade, inovação e qualidade.